Município de Mari iniciará triagem para cirurgia de catarata no próximo dia 10 de outubro

A Prefeitura de Mari, por meio da Secretaria de Saúde, estará  realizando na próxima quarta-feira (10) no prédio do CEAS (anexo ao CEO), localizado na rua Justino Rique Ferreira, centro, a partir das 7h, a 2ª triagem para a realização de cirurgia da catarata. Após a 1ª triagem, que contemplou mais de 100 pessoas, mais uma vez a gestão municipal, basicamente em um ano e nove meses, possibilitará que centenas de pessoas possam enxergar melhor.

Conforme detalhou a secretária de Saúde de Mari, Emanuelle Chaves, “a catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade à luz). Essa condição se desenvolve lentamente, muitas vezes passando despercebida antes de causar algum sintoma mais grave. Antes de evoluir, o uso de óculos pode ajudar a lidar com a doença, mas quando ela se torna mais grave, a cirurgia de catarata é necessária. Portanto, a visão da população também é uma prioridade da Gestão do prefeito Antonio Gomes,  e o compromisso da pasta da Saúde em fazer o melhor pela população mariense”, destacou a secretária.

Drª Emanuelle e o Adjunto Nilcélio Antonio

A ação será direcionada para os  pacientes acima de 55 anos de idade, e após a triagem  detectando-se a doença, serão encaminhados para os procedimentos cirúrgicos cabíveis. Ao dirigir-se ao CEAS, o paciente deverá  portar os documentos de CPF, de Identidade, do Cartão do SUS e comprovante de residência.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo.

COMPARTILHAR