Outubro Rosa: Prefeitura de Mari realiza programação de conscientização em todas Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Mari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está durante este mês com uma extensa programação voltada para o outubro rosa, com objetivo de conscientizar a sociedade e principalmente as mulheres sobre a importância da prevenção e da intensificação dos cuidados com si mesmas além de alertar para os perigos do Câncer de Mama, em consonância com o movimento nacional “Outubro Rosa”, realizado nesse mês de outubro em todo o país.

A programação teve início na zona urbana, com atividades focadas paras as mulheres dos PSF’s, que funcionam nos bairros Vermelho e Procanor. As ações deverão estender-se até o dia 30 deste mês, nos outros PSF,s da cidade, de acordo com cada cronograma elaborado, consistindo em  palestras, exames preventivos e sorteio de brindes, buscando sempre oferecer mais qualidade nas intervenções de saúde junto a população, conforme nos informou  a coordenadora do NASF, a fisioterapeuta Paula Mendonça. (veja cronograma abaixo)

Na UBS da zona rural de Taumatá, às atividades realizadas voltaram-se para exames em citologia, auriculterapia, fisioterapia, sorteio de brindes, palestras, caminhada, escolha da mulher Outubro Rosa, sorteio de brindes, além de serem atendidas 80 mulheres da região com o exame da mamografia.

Para o prefeito Antonio Gomes, a iniciativa do movimento é de grande importância para prevenção do câncer para as mulheres marienses. “Quero parabenizar o movimento Outubro Rosa pelo seu excelente trabalho junto as minhas amigas de Mari. Sabemos do sofrimento causado pelo câncer de mama e da importância do diagnóstico antecipado para o tratamento. Fico feliz em saber que prefeitura, por meio da secretaria de saúde conta com esse  importante meio para enfrentarmos essa doença , e não iremos fugir de nossa responsabilidade”, disse o prefeito

Emanuelle Chaves, Secretária de Saúde do Município, alerta sobre a importância da mulher conhecer seu corpo para saber o que é ou não é normal em suas mamas. “Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional, além disso, é recomendado que a mulher faça seus exames de rotina, pois eles ajudam a identificar a doença antes dela começar a apresentar os sintomas, com esses procedimentos podemos fazer a diferença em nossas  vidas”, afirmou Emanuelle.

Sobre o movimento

O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Atendimentos continuam na  Zona Urbana, veja cronograma abaixo:

Matriciamento =  PSF / Nasf

Ubs Procanor e Bairro Vermelho – 🔸 terça feira dia, 16/10

Ubs  Santa Júlia -🔸Quinta Feira  dia, 18/10

Ubs Novo Mari – 🔸sexta feira dia, 19/10

Ubs Tiradentes – 🔸segunda feira dia, 22/10

Ubs  Francisco  Faustino – 🔸 terça feira dia, 23/10

Ubs Pasto Novo – 🔸Quinta Feira dia, 25/10

Ubs Cónego Cornelio – 🔸sexta Feira dia, 26/10

Ubs Centro de Saúde – 🔸segunda Feira , 29/10

Ubs Silvino Costa – 🔸terça feira dia, 30/10

COMPARTILHAR