Parcerias garantem a implantação de projetos desenvolvidos pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Mata Norte – CODETER, no município de Mari

Nos dias 30 e 31 do mês passado, foram implantados no município de Mari, precisamente nos Assentamentos Zumbi dos Palmares e Tiradentes dois sistemas de irrigação a base de energia solar fotovoltaico, destinados a produção de hortaliças orgânicas. O projeto é resultado da ação do CODETER Mata Norte, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca – SEDAP, com a EMPAER e com a prefeitura Municipal de Mari, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário. Os recursos é resultado da aplicação financeira do PROINF 2012.

O projeto contemplou todos os itens necessários ao processo de irrigação via micro aspersão, como: placas geradoras de energia solar, tubulação, caixa d’água com capacidade de 3 mil litros, bombas d’agua, mangueiras e micros aspersores. O trabalho foi realizado por técnico da empresa especializada em energia solar, por técnicos da EMPAER, da SEDAP e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário de Mari.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Mari, Severino Ramo, o projeto tem por finalidade atingir, pelo menos, quatro objetivos: “Apoiar os agricultores familiares que trabalham com hortaliças, fortalecer a produção de hortaliças orgânicas no Território, garantir o fornecimento de hortaliças orgânicas para as Feiras de Base Agroecológicas e servir de referências para outros agricultores que desejarem atuar nesse campo da agricultura familiar. E os critérios de seleção para receber o “kit” é o de comercializar os produtos nas Feira de Base Agro ecológica, pontuou.

O Território da Mata Norte Paraibana é composto por 19 municípios; foram instalados 11 “kits” de irrigação para a produção de hortaliças orgânicas. O município de Mari foi contemplado com dois kits. Pela a alegria e satisfação das famílias beneficiadas, acredita-se que faz necessário a elaboração de novos projetos como os mesmos objetivos deste, com vista a atender um número maior de famílias, bem como do aumento da oferta de produtos saudáveis para a população.

COMPARTILHAR