Prefeitura de Mari encerra Campanha Janeiro Branco

Com o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a Prefeitura de Mari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou esta semana, no centro de saúde municipal, importante evento relativo a Campanha “Janeiro Branco”. A ideia é difundir o conceito ampliado da saúde mental e emocional, sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade.

No evento foram oferecidos serviços de auriculoterapia, avaliação tabagismo e inscrição no tratamento, avaliação saúde mental, aferição da pressão arterial, palestra, distribuição de panfletos e informativos.

De acordo com a Psicóloga, Raysa Albuquerque, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), “a campanha Janeiro Branco é importante para a Rede de Atenção Psicossocial por se tratar de mais um mecanismo de reflexão sobre saúde mental/emocional no município, o que vem contribuir para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

 “As ações da Secretaria, no campo da saúde mental são efetivadas pelo PSF em conjunto com o NASF e o CAPS, portanto, à campanha tem como finalidade estimular os debates sobre qualidade de vida, com foco na prevenção do adoecimento psíquico, por meio da oferta dos serviços não só aos pacientes acompanhados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família, mas à sociedade de um modo geral”, diz a secretária municipal de saúde, Emanuelle Chaves.

Segundo a Enfermeira, Emmanuelle Jorge, “o mês de janeiro foi escolhido para mobilização, pelo fato de que, em geral, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos. A escolha do branco, considerado por muitos como a cor da Paz, é uma forma de incentivar os pacientes a desenhar novas possibilidades”, afirmou

Atualmente, o mundo passa por um aumento significativo das taxas de suicídio, de pessoas com depressão, de adoecimento mental. Isso reforça a importância desses momentos, na perspectiva de planejamento e potencialização de ações relacionadas a Saúde Mental.

COMPARTILHAR