Prefeitura de Mari desenvolve ações para a melhoria dos solos agriculturáveis

  • A Prefeitura de Mari, Zona da Mata Paraibana, por meio  da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário – SMDEA continua desenvolvendo  ações para a melhoria dos solos agriculturáveis.Na segunda-feira, 11, os técnicos da SMDEA participaram de duas importantes ações para o desenvolvimento da agricultura no município.

De acordo com Severino Ramo, Secretário da SMDEA, “foi entregue mais 30 mil quilos de Calcário Dolomita e foram feitas várias coletas de solos para análises. O calcário tem a finalidade de corrigir a acidez do solo. Ao mesmo tempo em que faz essa correção, também fornece cálcio e magnésio indispensáveis para a nutrição das plantas. Como, praticamente todo os solos do município estão degradados pelo o uso intensivo da agricultura sem que haja uma a necessária correção ou alternância de lavouras, a situação vem se tornando preocupante por estar caindo a produtividade, além do surgimento de várias doenças”, pontuou o Secretrário.

A SMDEA desde 2017 vem realizando a coleta de solos para análise; o trabalho é feito em parceria com o laboratório da UFPB/CCA-Areia. O objetivo da realização da análise é determinar a fertilidade do solo, para que se possa adotar os procedimentos necessários para corrigir as deficiências detectadas de forma mais precisa, melhorando a produtividade da terra, o que potencializa o rendimento final das culturas cultivadas, além de tornar o solo mais fértil, também reduz a incidência de doenças porque as plantas se tornam mais resistentes.

 

 

COMPARTILHAR