Prefeitura de Mari realiza programação diversificada em alusão ao Outubro Rosa

A Prefeitura de Mari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a programação voltada para o outubro rosa, no dia 08/10, na Academia ao Ar Livre, às 08h, localizada às margens da PB 073, com objetivo de conscientizar a sociedade e principalmente as mulheres sobre a importância da prevenção e da intensificação dos cuidados com si mesmas, além de alertar para os perigos do Câncer de Mama, em consonância com o movimento nacional “Outubro Rosa”, com programação prevista também a ser realizada na zona rural, no próximo dia 15, no PSF de Taumatá.

A programação consistiu em exames de mamografia previamente agendados na secretaria de saúde e orientação para o auto exame, consulta odontológica e limpeza dentária, massagem, limpeza de pele e maquiagem, aulas de danças (aeróbica e zumba), auriculoterapia, avaliação física, orientação jurídica sobre os direitos dos pacientes portadores de câncer, presença da delegacia móvel da polícia civil orientando sobre os direitos da mulher, além da venda de produtos em prol do Hospital Laureano.

Para o prefeito Antonio Gomes, a iniciativa do movimento é de grande importância para prevenção do câncer para as mulheres marienses. “Quero parabenizar o movimento Outubro Rosa pelo seu excelente trabalho junto as minhas amigas de Mari. Sabemos do sofrimento causado pelo câncer de mama e da importância do diagnóstico antecipado para o tratamento. Fico feliz em saber que a prefeitura, por meio da secretaria de saúde conta com esse importante meio para enfrentarmos essa doença, e que aqui neste momento, oferece também outros serviços,  e não iremos fugir desse enfrentamento”, disse o prefeito

A vice-prefeita, Karina Melo ressaltou a importância do evento, em vista a prevenção e diagnóstico do câncer de mama. “Prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais. E é dever do poder público garantir o acesso aos serviços referenciados desde a primeira consulta até o tratamento adequado e eficaz no controle do câncer de mama”, disse.

Emanuelle Chaves, Secretária de Saúde do Município, alerta sobre a importância da mulher conhecer seu corpo para saber o que é ou não é normal em suas mamas. “Ao identificarem alterações suspeitas, as mulheres devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional, além disso, é recomendado que a mulher faça seus exames de rotina, pois eles ajudam a identificar a doença antes dela começar a apresentar os sintomas, com esses procedimentos podemos fazer a diferença em nossas vidas”, afirmou Emanuelle.

Ainda de acordo com a Secretária de Saúde foi dado o inicio ao atendimento odontológico em rua proposto para aquelas situações em que o paciente tem dificuldade de se deslocar até uma unidade de saúde, através de consultório odontológico portátil, algo inusitado em Mari, mas que propõe o atendimento odontológico em lugares diversos , até mesmo em domicílio.

O Mês dedicado ao Outubro Rosa, em Mari será finalizado com uma caminhada pelas ruas da cidade, na última sexta feira do mês de outubro, ou seja no dia 25.

COMPARTILHAR