Município de Mari evoluí em oportunidades na educação entre 2015 e 2019

A prefeitura de Mari, Zona da Mata Paraibana, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer informou a evolução no resultado alcançado pelo município na edição 2019 do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira – IOEB, divulgado pela Comunidade Educativa.

Mari obteve nota 4,2 em 2019, a maior nota da série histórica, iniciada em 2015. É importante destacar que a nota obtida pelo município está acima das notas de municípios paraibanos de grande porte, a exemplo de Cabedelo (4,0), Bayeux (3,9), Conde (3,8) e Santa Rita (3,7).

Para a secretária da Pasta da Educação do município de Mari, Rosemagna Cunha, o IOEB ajuda a avaliar se a atuação da rede municipal está no caminho certo, além dos dados de proficiência dos alunos fornecidos pelo Ideb. “As ações conjuntas têm que se somar para aumentar as possibilidades de desenvolvimento da educação integral e do exercício da cidadania”, disse

O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

INDICADORES DE RESULTADO EDUCACIONAL: Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental; Ideb dos anos finais do ensino fundamental; Taxa Líquida de Matrícula do ensino médio.

INDICADORES DE INSUMOS E PROCESSOS EDUCACIONAIS: Escolaridade dos professores; Número médio de horas aula/dia; Experiência dos diretores; Taxa de atendimento na educação infantil.

Para ser calculado, o índice considera resultados educacionais – como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) ajustado e a taxa líquida de matrícula do ensino médio – e outros indicadores como escolaridade dos professores; número médio de horas aula/dia; experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil nas redes públicas.

COMPARTILHAR